9 de abr. de 2011

A cozinha que cada um faz!

Vamos ao prato do dia!
Achei esse texto muito interessante e decide compartilhar com vocês.
"Cozinha-se todos os dias em todos os cantos há milhares de anos.
Historiadores apontam o surgimento da cozinha concomitante ao domínio do fogo pelos primatas. Há registros de uma pequena população de macacos que, anteriormente a isso, mergulhava batata-doce em água do mar antes de comê-las, técnica de imersão que constitui um rudimento da cozinha - não se pode negar!
A cozinha apresentou-se à humanidade como um indiscutível artifício de sobrevivência que, somando a influencias culturais e religiosas, veio se transformar em arte.
Generosa com quem a ela se dedica, a boa cozinha não impõe caminhos, mas requer coerência.
Incontáveis são os motivos e as histórias que levam as pessoas a se aproximarem do fogão - pense nos seus! Gosto de pensar que é nesse momento que se instala o "gene" da cozinha.
Traços clássicos, criativos, regionais, intuitivos, étnicos, contemporâneos, históricos são pistas interessantes para se compreender o trabalho que desenvolvem.
Bonita essa área, que permite o aprendizado não linear e ao mesmo tempo conduz, cada um a seu tempo, na busca de embasamento para sua expressão individual - A TÉCNICA !
Esta, uma ferramenta de peso na evolução de qualquer cozinheiro, amador ou profissional. E, vamos lá, entenda-se, só dessa vez, por profissional aquele que faz da profissão o seu sustento".
Texto extraído do livro 400g - Técnicas de Cozinha; KOVESI, Betty; SIFFERT, Carlos; CREMA, Carole; MARTINOLI, Gabriela. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 2007. 3ª reimpressão - 2009.

Foi esse texto que me deparei assim que comecei o curso de gastronomia. Ele foi um esclarecedor de idéias, digamos assim!!!!

Té +!
bjs

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails